SEGUIDORES

BEM-VINDOS

CAMINHANDO PARA A LUZ

MUITA PAZ !!!!!

Clique aqui e escolha o seu no Site TonyGifsJavas.com.Br

RÁDIO BOA NOVA. CLIQUE NA IMÁGEM

RÁDIO ESOTÉRICA FM

RÁDIO FM ESÓTERICA


RÁDIO MUNDO MAIOR , O ESPIRITISMO COM VOCÊ

http://www.radiomundomaior.com.br/player.html





CARIDADE

Páginas

CRIATURINHAS DIVINAS !!!!! EU AMO VOCÊS....

Powered By Blogger

29 de fevereiro de 2012

CONFERÊNCIA: A EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS - JOÃO CABRAL

CONFERÊNCIA: A EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS

Programa DA Conferência no Grupo Espírita Allan
Kardec - em Recife no dia 01/03/2012-

Por João Cabral
2. AUTOCONHECIMENTO-“Conhece-Te a It mesmo” foi colocada no Templo de Apolo em-Delfos-varou OS séculos para alertar OS homens para a necessidade do autoconhecimento. Os filósofos gregos acreditavam que o objetivo mais elevado do ser humano era conhecer a is próprio.
3. ABRAHAM LINCOLN chegou a afirmar que se pudéssemos saber onde estamos e para onde nos dirigimos, teríamos a noção do que fazer e poderíamos julgar a melhor maneira para tal. O Homem desconhece o seu o passado presente-e o seu futuro.
4. EDUCAÇÃO-em suas epístolas, é expressivamente forte: “Ousa saber! Começa!” É um convite dirigido a todas as pessoas indecisas e que permanecem à espera dos acontecimentos DA viQuinto Horácio Flaco (65 a.C. 8 a.C.) Poeta Latino, deixada da. Ousar saber e começar significa sair DA estagnação mental e partir para o conhecimento de outras leis, principalmente daquelas que regem a felicidade humana. Significa retirar a vestimenta envelhecida dos hábitos perniciosos e que geram sofrimento e se encaminhar corajosamente por outras veredas, inexploradas ainda, mas, que produzem a suprema felicidade do homem.

A ousadia DA bondade traz consigo a serenidade no campo DA consciência e a ousadia DA compaixão reverbera como um foco de luz no psiquismo das criaturas. Ousar pelos caminhos DA retidão. Ousar saber e começar é colocar o saber a serviço do amor ao próximo e é justamente essa fusão que plenifica a alma para vôos mais altos DA espiritualidade A educação é esse agente capaz de realizar mudanças necessárias e de possibilitar essa transformação DA animalidade para a humanidade, dos instintos para OS sentimentos e das exigências dos valores materiais para OS valores espirituais.
Vários educadores do passado já haviam alertado sobre isso. Rousseau deixava explícito que somente o conhecimento mais profundo DA criança daria condições para que pudéssemos educá-la conscientemente. Surgia, portanto, com Rousseau, a Psicologia Infantil, Pestalozzi, Piaget e Kant diziam que o fim DA educação era conduzir o homem a um “estado moral” ou maturidade consciencial.
5. EDUCAÇÃO MORAL-A palavra moral tem a sua raiz derivada do latim mor e mores plural, que significa costumes. É a parte DA filosófica que trata dos costumes ou dos deveres do homem para consigo mesmo e para OS seus semelhantes.
6. A VISÃO ESPÍRITA DA MORAL consubstancia-se na resposta à questão 629 de O Livro dos Espíritos - Vejamos: A Moral é a regra do bem proceder, isto é, distinguir o bem do mal.
7. EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS-As funções psíquicas do ser humano são aprimoráveis através de um processo educativo que atue nos mecanismos DA mente. Allan Kardec faz várias referências à necessidade de trabalharmos OS sentimentos. No Livro O CÉU E O INFERNO, ele proclamava que “no encarnado como no desencarnado, é sobre o sentimento que se faz mister atuar. No Livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO ele dizia com todas as letras: A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer OS instintos em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos. Como aperfeiçoar OS sentimentos sem educá-Los? E como realizar esta caminhada de transformações sem que utilizemos OS elementos educativos necessários.
8. EVOLUÇÃO HUMANA: Partindo do princípio de que todos nós tivemos várias reencarnações e que o ser humano é constituído de ESPÍRITO, PERISPÍRITO E CORPO na classificação, podemos assim realizar uma série de observações sobre as heranças palingenésicas. Sabemos que o Espírito tem um foco de inteligência que possui ao seu redor, um corpo energético de características eletromagnéticas denominado de perispírito. É através do perispírito que o espírito se prende ao corpo, visto que apresenta uma estrutura vibratória intermediária. Nem tão sutil como o Espírito e nem tão condensada como a matéria orgânica. O vocábulo ESPÍRITO designa o princípio inteligente individualizado. É, portanto, um foco de inteligência de Grande potência espiritual, capaz de ser aprimorável, educável e de produzir fenômenos extraordinários em vários campos DA natureza. JESUS por exemplo, deu uma demonstração DA capacidade que poderemos atingir ao desenvolvermos as potencialidades espirituais: Curou cegos, paralíticos se levantaram, leprosos foram limpos, mudos falaram, e agiu à distância.
REENCARNAÇÃO:
O PSIQUISMO NA VISÃO ESPÍRITA: A Doutrina Espírita explica que a origem do Espírito se perde no tempo. Ele é um produto originado DA essência espiritual, criado por Deus em época remotíssima, e destinado a um processo de constante aperfeiçoamento. Esse substrato ou princípio espiritual adquiriu em sua gênese um impulso inicial das forças divinas DA criação, e se torna, a partir daí um elemento participador do processo evolutivo. Nessa longa caminhada ele recebe e produz influências variadas que irão tipificar uma energética espiritual cada vez mais aprimorada e com certas condições de atuar junto à matéria densa. Esses fluxos energéticos aglutinam átomos, dão-lhes condições de co-existência na formação das moléculas e participam de suas transformações pelos reinos DA natureza.
FUNÇÕES PSÍQUICAS – I.P.I.E.S. – Inteligência-Pensamentos-Instintos-Emoções-Sentimentos.
INSTINTOS-Vários autores deixaram a sua opinião a respeito dos instintos. Sigmund Freud dizia que o instinto é uma quantidade de energia que se orienta em certa direção. Viaud afirmava que a inteligência é o prolongamento do instinto. Para CONDILAC, o instinto seria um começo da inteligência.
INTELIGÊNCIAA Inteligência, no geral, é conceituada como uma função mental que permite ao ser humano aprender ou conhecer, bem como saber enfrentar situações novas.
SENTIMENTOS- Os sentimentos foram estudados por várias áreas de estudo do conhecimento humano. Os pesquisadores materialistas acham que os sentimentos são uma mera manifestação de áreas localizadas no cérebro. Inativando-a, a pessoa não sente sentimento nenhum. O Dr. Deepack Chopra, endocrinologista indiano radicado nos Estados Unidos afirma que o estudo do Cérebro é muito significativo por aquilo que representa na estrutura do corpo físico, bem como pela grande central desencadeadora de reações químicas que ele é. No entanto por detrás dele, está a fonte mental de todos os fenômenos intelectivos, emocionais e morais. O Espírito.
INSTINTOS-EMOÇÕES-SENTIMENTOS
Os sentimentos são a expressão desses atributos do psiquismo sob a forma de valores morais. Aos poucos começam as primeiras emanações de bondade.
AS EMOÇÕES-O QUE É EMOÇÃO- A palavra emoção vem da junção de ex-para fora motion-mover. Ela é o resultado de processos mentais e físicos, veementes ou excitados. As emoções aparecem no ser humano através do sistema natural da evolução do psiquismo. Atingida a fase humana, todas essas funções psíquicas (fome e sede) visto que receberam o auxílio da inteligência que avançou. A reação da mente a um evento agradável ou desagradável. O ciúme, por exemplo, é uma combinação do medo (imaginário), da tristeza e da ira. O Indivíduo ao sentir ciúme imagina situações desfavoráveis a ele, e isso lhe dá tristeza.
AS EMOÇÕES BÁSICAS Dr. Mira y Lopes-No seu Livro os Quatro Gigantes da Alma. O MEDO. A IRA. O DEVER E O AMOR.
OS SENTIMENTOS:
8. O PERDÃO
8.1. JESUS E O PERDÃO – a) Todos Erram. b) Quantas vezes Perdoar c) A quem perdoar d) Quando devemos perdoar
8.2. ESCOLHENDO O PERDÃO – O Perdão em Família. 8.3. HÁBITO DE PERDOAR DURANTE A VIDA.
8.4. EFEITOS DO PERDÃO – (a)
O ódio gera doenças e afeta a longevidade.


 B) Os sentimentos de ódio, raiva, medo e insegurança desencadeiam enfermidades como o câncer e a queda do sistema imunológico, pois liberam excesso de adrenalina no organismo e abreviam a longevidade. O Ressentimento crônico aumenta o cálcio nas coronárias, possibilitando problemas cardíacos.

C) Os sentimentos de Paz, Amor e Alegria geram a produção de endorfinas, benéficas ao corpo. Esses sentimentos elevados produzem fótons que inundam o corpo de energias saudáveis. O RISO produz imunoglobulinas, aumentando as defesas orgânicas. Alegria significa viver mais.

  D) Os complexos de culpa e o remorso de longo curso, causados pela falta do autoperdão, produzem a baixa auto-estima e, segundo os benfeitores espirituais, possibilitarão o aparecimento de esquizofrenia no futuro.

 E) As artrites, muitas vezes, têm um passado de mágoa arquiva. Um pretérito de tristeza acumula energias densificadas que irão se exteriorizar no futuro sob a forma das conhecidas artrites reumatóides. Liberte-se de tudo isso perdoando. O PERDÃO, portanto, é uma chave essencial para a cura de muitas doenças. Significa acabar com a raiva, com ressentimentos e os disabores. Todas as pessoas sabem que o perdão faz sentido porque ele apela para o bom senso e para o coração.
8.5. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES. A) Retire o Perdão do patamar das coisas inacessíveis e muito elevada. Coloque-o ao seu alcance no dia a dia. Se fosse inacessível, Jesus não o teria trazido para nós há dois mil anos atrás. Utilize-o como uma simples prática do cotidiano, sem fazer considerações severas pelos atos dos outros.

 B) Pense sempre no outro com bondade. Escolha sempre a bondade; ela suavizará os teus olhos, as faltas cometidas pelos outros.

C) Prece e Meditação: Utilize esses momentos de luz para enviar ao outro mensagem de Paz. Modifique, assim, o seu teor energético da comunicação mental que você realiza com ele. Dessa forma desarquivaremos as energias deletérias da insatisfação interior e passaremos a estabelecer um saudável canal de comunicação com os nossos irmãos, tendo por base o perdão e a solidariedade. Persevere e verá resposta.
9. FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
A Caridade que pressupõe uma ação. Logo ela não é passiva, acomodada e que se deixa conduzir pelas ondas egoísticas da vida. A Caridade, muito pelo contrário, é dinâmica, ativa se movimenta na direção do bem do próximo. É irmã de outras virtudes, como a bondade e a piedade.


A piedade inclusive é precursora da Caridade conforme assinala o Espírito Miguel no Evangelho Segundo o Espiritismo. O Indivíduo apieda-se do sofrimento do outro, enternece-se e aciona os dispositivos mentais da caridade como elemento capaz de auxiliar a minorar a dor alheia. A Caridade é tão fundamental para o ser humano, que ela é uma das leis de


Deus para a evolução das criaturas. Significa dizer que o desenvolvimento dessa virtude é imprescindível para a conquista da felicidade. Ninguém poderá ser feliz sem a caridade no coração, porque é o seu trabalho no bem que a perfuma. É a ação caridosa que monta os tijolos da edificação espiritual. Não foi sem razão que Allan Kardec sinalizou “Fora da Caridade não há Salvação”
9.1. A CARIDADE SEGUNDO JESUS. A caridade se manifesta de várias formas: Benevolência para com todos. Indulgência para as imperfeições dos outros e o Perdão das Ofensas, conforme informa o Livro dos Espíritos na questão 886.
9.2. ESTADO DE COMPAIXÃO. BONDADE E HUMILDADE.
9.3. O DESENVOLVIMENTO DA BONDADE a)Nos pensamentos b) Nas palavras c) No olhar d) Nas atitudes.
9.4. O AMOR – O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA-Instinto e Sentimentos
9.5. A LEI DE AMOR- O AMOR SE APRENDE-a)Mova-se para o Amor b) Conheça o Amor c) Vivencie o Amor.
10. AUTO-ESTIMA – A VISÃO DE NÓS MESMOS.
10.1. Auto-Estima é o conjunto de elementos aceitos como verdades em relação a nós mesmos como nos vemos, externa e internamente, ou seja, é o retrato que retiramos de nós próprios. É como nos apercebemos dos diversos valores da vida.
AUTO-ESTIMAS-Físicas e Psicológicas. A) Auto-Estima na Família. Aumentando a Auto-Estima
10.2. CARACTERÍSTICA DA BAIXA ESTIMA:
FÍSICAS

a)Aparência física desleixada: falta de higiene.
b)Postura: curvada, olhar sem brilho e para baixo.
c)Obsidade: sem forças para regular sua alimentação.
d)Voz entrecortada por vacilações.
PSICOLÓGICAS:
a) Medo, insegurança.
b) Impaciência, ansiedade.
c) Timidez, ingenuidade, sente-se menor do que os outros.
d) Dificuldade em defender o seu espaço.
e) Compulsões: Bebida e comida, etc.
f) Culpa, remorso, vergonha.
g) Isolamento, dificuldade de relacionamento
h) Cultua heróis na Televisão.
i) Falta de metas na Vida.
AUMENTANDO A AUTO-ESTIMA
a) O Autoconhecimento
b) Se aceite como é
c) Ame-se
d) A Fé é certeza
e) Tudo provém dos pensamentos
f) Seja gentil consigo mesmo
g) Acredite
h) Cultive bons hábitos
i) Perseverança
11. A PRECE- Fluxo Mental. Matéria Mental
11.1. OS PENSAMENTOS
11.2. MECANISMO DA PRECE
11.3. EFEITOS DA PRECE- Nas obsessões. No Lar. No Equilíbrio Mental. No Equilíbrio Físico.
12. NA MEDITAÇÃO
12.1. O Que é Meditação. Os dicionários colocam a palavra Meditação - significa contemplação, hábito de reflexionar, de pensar, de refletir e até de orar. Quando realizamos uma ação mental meditativa, estamos refletindo, pensando, orando, contemplando ou visualizando mentalmente alguma coisa. Esse ato meditar pressupõe a retirada mental das coisas exteriores, devendo a pessoa estar voltada para dentro de si mesma, no sentido de que produza uma introspecção analítica e profunda do objeto da meditação ou permita o livre fluir dos pensamentos que vertem de si própria.
Efeitos da Meditação. (Meditação e suas Técnicas a) Sócrates. b) René Descartes
c) Buda d) Jesus.
Bibliografia:
Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec
Educação dos Sentimentos - Jason de Camargo
O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Aracaju- 31.01.2012
João Cabral - Presidente da ADE-SERGIPE-Website: www.ade-sergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postagens

MINHAS OBRAS " ÓLEO SOBRE TELA"

MINHAS OBRAS " ÓLEO SOBRE TELA"
Será um grande prazer recebê-lo (a) em minha Cominidade

Postagens populares

AÇÃO E REAÇÃO - ÁUDIO BOOK - ANDRÉ LUIS

Powered By Blogger

INSTITUTO ANDRÉ LUIIZ- SITE ESPÍRITA

INSTITUTO ANDRÉ LUIIZ- SITE ESPÍRITA
CLIQUE NA IMAGEM E VEJA

MEU BADGE DA REDE AMIGO ESPÍRITA

MEU BADGE DO ANJO DE LUZ

MY BADGE DE KARDEK ON LINE

MEU BADGE DA REDE PORTAL DOS ANJOS E ESTRELAS DO AVALON

AUDIOBOOKS - FREE

Blog Ebooks Grátis

TOPO DE PÁGINA

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

PLACA

GOOGLE TRADUTOR

OUÇA A RÁDIO BOA NOVA AO VIVO

OUÇA A RÁDIO BOA NOVA AO VIVO
CLIQUE NA IMAGEM

Atalho do Facebook

VEJA MEU OUTRO SITE, CLIQUE NA IMAGEM

VEJA MEU OUTRO SITE,  CLIQUE NA IMAGEM
NAS ASAS DA NOVA ERA

ÁUDIO BOOK - ROMANCES - DRAMATIZAÇÃO

"Nosso Lar" retrata as condições da vida além-túmulo, objetivando comprovar a eternidade do Espírito, o estreito relacionamento entre os dois planos da vida e a riqueza das atividades desenvolvidas nas esferas invisíveis ao olhar humano. Em 50 capítulos, analisa e esclarece assuntos como: alimentação no Plano Espiritual; culto familiar; lei de causa-e-efeito; música; remuneração de serviço; e zonas inferiores. Narra experiência pessoal, destacando o encontro com a própria consciência como a maior surpresa diante da morte carnal. Comprova ser a Terra oficina sagrada onde o homem deve aprender a elevar-se, aproveitando dignamente a oportunidade que o Senhor lhe concedeu. "Fonte da sinopse-www.cveed.org.br"
Minisérie Nosso Lar, uma adaptação para radionovela.
Produção LBV, direitos autorais FEB.
Capítulos
Narrativa de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo compõe-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o espiritismo e a sua aplicação às diversas situações da vida.
O último capítulo (não presente nesta versão em áudio) apresenta uma coletânea de preces espíritas sem entretanto constituir um formulário absoluto. Os ensinamentos que contém são adaptáveis a todas as pátrias, comunidades e raças. É o código de princípios morais do Universo, que restabelece o ensino do Evangelho de Jesus, no seu verdadeiro sentido, isto é, em Espírito e Verdade. Sua leitura (audição) e estudo são imprescindíveis aos espíritas e a todos que se preocupam com a formação moral das criaturas, independente de crença religiosa.
É fonte inesgotável de sugestões para a construção de um Mundo de Paz e Fraternidade.
A versão original desta obra (em áudio) é composta de onze Cds, cada CD contem várias faixas.
Para facilitar o acesso e reduzir o número de arquivos decidimos então agrupar todas elas em um único arquivo,totalizando apenas onze.
Capítulos
Que são dois milênios no relógio da Eternidade? A humildade do Espírito Emmanuel nos proporciona esta narrativa da existência carnal em que foi o orgulhoso senador romano Públio Lentulus e obteve designação para alto cargo na Palestina, na época em que Jesus transmitia à Humanidade Seus ensinamentos imortais. Nesse livro mediúnico, o leitor sentir-se-á participante da História do Cristianismo no século I, do cotidiano das arrogantes e preconceituosas famílias patrícias, em contraponto com a simplicidade fraterna dos primeiros seguidores de Jesus e do comovente encontro entre o Cristo de Deus e o altivo representante de César. Pontuada por sofrimento e alegria, fortuna, esplendor e miséria, arrogância, abuso de poder e escravidão, resignada ou revoltada, seqüestros, raptos, vinganças, ciúmes, ódios, calúnias, crueldade e benevolência, brandura e perdão, temos a história do Senador Públio Lentulus, de sua filha e de sua amorosa esposa Lívia, convertida aos sublimes ensinamentos do Mestre Jesus. As anotações íntimas e depoimentos do Autor - Emmanuel - testemunham a necessidade, também no plano invisível, de esforço, paciência e fé raciocinada para lutar, resgatando nossas faltas passadas, a caminho da redenção
Capítulos

Arquivo do blog

PROGRAMA TRANSIÇÃO

PROGRAMA TRANSIÇÃO

PROGRAMA TRANSIÇÃO

QUER ASSISTIR AO PROGRAMA TRANSIÇÃO, CLIQUE ABAIXO
O PRÓPRIO LINK TRAZ O TEMA ABORDADO, ALÉM DO PALESTRANTE